Que a sociedade contemporânea sofreu, e ainda sofre, um processo de mudança na forma de se comunicar é fato. Adotamos a internet como principal fonte de comunicação, criamos faces virtuais, nos relacionamos por meio de aparelhos que hoje dividem dois mundos, o virtual e o real. A sociedade sofreu uma quebra de valores e concepções ocasionados pelo avanço tecnológico.
Em meados de 1990 podíamos contar nos dedos quem possuía um computador em casa, tal ferramenta era considerada artigo de luxo. Vinte e um anos depois é coisa rara encontrar uma casa que não tenha pelo menos um computador. Já aqueles que não possuem renda suficiente para tê-lo em casa, recorrem as chamadas lan houses onde navegam na internet por um preço razoável. A acessibilidade tecnológica possibilitou que a comunicação transportasse para o meio virtual fazendo com que o ser humano se comunicasse mais virtualmente do que face a face.
Essa realidade pode ser percebida, por exemplo, em épocas como esta. No natal, as pessoas usam os sites de redes sociais ou e-mails para desejar boas festas e felicitar a data aos amigos e familiares. Algo que antes era feito por meio de cartas, telefonemas ou até mesmo pessoalmente. Brincadeiras tradicionais como Amigo Secreto, também está presente na web para facilitar a vida daqueles mais distantes.
Hoje existem vários sites que fazem a brincadeira online, os participantes precisam apenas se cadastrar na página e começar a brincadeira. Esses sites permitem que o usuário enviem mensagens anônimas para seu amigo oculto, além de poder criar listas de presentes e trocar mensagens com o grupo. Um bom site que oferece esse serviço é o www.amigosecreto.com.br , mas existem diversos outros na rede.
Está ai um vídeo bacana que brinca com essa questão do natal digital. Assistam, vale a pena!